sexta-feira, 5 de junho de 2009

Porque existe politica?
Esta coisa, que por vezes é resumida pela maioria da sociedade, como instrumento de roubo aos cidadãos, é uma ideia completamente falsa, pela simples razão de sem política era completamente impossível vivermos em sociedade e se não vivêssemos em sociedade não nos poderíamos autoconsiderar-nos seres humanos, porque só aquele que vive em sociedade é que pertence a este mundo por nós construído.
Pois bem, a política aparece no nosso léxico pelo facto de ser humano ser um ser social, ou seja, necessita de estar permanente mente em contacto com os outros, isto acontece devido ao conceito de Alteridade que consiste em o ser humano reconhecer no outro um ser com mesmo direitos e deveres, em fim um ser semelhante. Com tantos Homens a interagirem uns com os outros durante um longo período de tempo seria completamente impossível não existirem conflitos entre eles porque embora sejam semelhantes, cada Homem é um ser único. Logo em primeiro lugar foi implicitamente a ética que serve também que todos consigam coabitar.
A ética é o modo como um indivíduo aplica os seus princípios na determinação das suas intenções, ou seja, é a definição de escolhas segundo o que cada um acha correcto ou incorrecto, a ética vai limitar a nossa liberdade para que, consigamos viver em harmonia. Quando este conjunto de regras que ate aqui eram apenas individuais passam a ser sociais e a esta nova maneira de impor estas regras que até aqui era apenas a nossa reflexão, passam a ser impostas pela sociedade através da pressão social, este conjunto de medidas faz parte da Pauta de valores de uma comunidade. Estes são os dois sistemas que antecedem a política, mais arquaicos e com algumas deficiências, como o caso de sociedades globalizadas e onde ninguém se conhece aplicar determinada punição a algum membro da sociedade que não está a contribuir para o seu funcionamento.
Logo, nestas sociedades cosmopolitas e globalizadas criou-se um novo método de a sociedade continuar a funcionar e a isto chamamos-lhe política que é por e simplesmente a arte de compatibilizar os diferentes interesses e motivações de cada indivíduo no seio de uma sociedade, com o objectivo com que essa mesma sociedade funcione. Uma vez que os diversos indivíduos têm necessidades e interesses incompatíveis entre si, é compreensível a necessidade de um poder político. Este poder político tem a função de a função de limitar a liberdade cada cidadão para assegurar o bem comum. Para que cada cidadão possa ter direitos e deveres na sociedade tem que aceitar implicitamente as regras de funcionamento dessa sociedade, e assim esta a dar legitimidade ao poder político e às instituições (tribunais, policia etc.) dessa mesma sociedade para lhes impor regras e limites. Este conjunto de (regras, códigos etc) ficam escritos, chamados de direito objectivo. Mas ainda temos um problema nas nossas sociedades onde a maneira de aplicar a politica é mais criticada e esta é o facto de a política contemplar as características específicas de cada ser humano, como a pobreza, deficiências, ser mulher… Para isso foi necessário reconhecer e garantir aos diferentes cidadãos os direitos fundamentais e igualdade de oportunidades. Uma vez que cada Homem tem as suas características próprias e a única forma de o poder político garantir a todos os mesmos direitos é tratando cada um diferenciadamente, pois só assim se pode proporcionar igual acesso a pessoas especiais medidas especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário