terça-feira, 15 de junho de 2010

Energias não renováveis

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia. Nele, incluímos conteúdos inerentes ao tema “Exploração Sustentada dos Recursos Geológicos”, numa proposta de trabalho da disciplina em estudo, visando um subtema “Combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) e energia nuclear: aplicações, limitações e considerações ambientais.
A abordagem proposta exige que tenhamos presente, e podermos dizer, convictamente que o Sol é o fornecedor de toda a energia que chega á Terra, com excepção da energia nuclear. Contudo, a actividade humana está hoje dependente dos combustíveis fósseis, como o petróleo, que é combustível e fonte de produtos químicos com aplicação nas indústrias de plásticos, tintas e detergentes. Como combustível, é muito poluente devido à emanação de dióxido de carbono. Tem além disso o inconveniente de se esgotar a curto prazo se o consumo actual se mantiver.
Com este trabalho temos por objectivo, adquirir conhecimentos, mas sobretudo, ficarmos sensibilizados para:
 o que é a energia? ;
 principais fontes de energia;
 a utilização de combustíveis fósseis;
 a utilização da energia nuclear e
 impacte ambiental da energia nuclear











 O QUE É A ENERGIA?

Sempre que nos movimentamos, seja de automóvel, de bicicleta ou mesmo a pé, necessitamos de energia. Quando ligamos o interruptor para acender a luz ou para accionar um motor precisamos também de energia.
Mesmo quando estamos em repouso, as células do nosso corpo necessitam de energia para nos mantermos vivos. Quando um corpo ou um objecto está em movimento, tem energia cinética. O vento, a água retida numa barragem, o movimento das ondas e das marés têm energia potencial; uma pilha tem energia química. Todos os corpos têm energia.
Energia é tudo aquilo que faz mover o mundo. Energia é a capacidade que um corpo tem para realizar trabalho.
Podemos concluir que sem energia não havida.


 PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA

A energia que se utiliza para produzir qualquer trabalho, quer seja para movimentar veículos automóveis, máquinas, motores, para cozinhar alimentos, para o aquecimento de água ou para ver um filme na televisão, apresenta as mais diversas formas.
O sol, o mar e o vento são fontes de energia que nunca se esgotam. Assim estamos perante as denominadas energias renováveis. As energias não renováveis, tabém denominadas combustíveis fósseis, são aquelas que existem na Natureza em quantidades limitadas. O uso destas energias contribui para a produção de dióxido de carbono e para as chuvas ácidas. Assim temos:
Carvão mineral – A exploração deste combustível provoca a silicose nos trabalhadores mineiros, e degrada o ambiente.
Gás natural – é um derivado do petróleo. Embora em menor quantidade, também liberta dióxido de carbono.
Petróleo – é uma substância oleosa da qual se extraem combustíveis, lubrificantes, plásticos, cosméticos, fibras sintéticas, detergentes, tintas e outros produtos.
Urânio – é o mineral usado na produção de energia nuclear. Tem como inconvenientes o perigo de explosão e a produção de resíduos radioactivos.



 A UTILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Combustíveis fósseis são substâncias formadas, por fossilização de matéria orgânica e que se podem combinar com o oxigénio, libertando energia a uma temperatura muito elevada. Na sua formação intervêm factores como a pressão, o calor, o tempo e a acção de bactérias que vivem na ausência de oxigénio livre, denominadas anaeróbicas.
Os combustíveis fósseis ocorrem na crusta terrestre sob a forma sólida (carvões), líquida (petróleo bruto) e gasosa (gás natural).
Como recursos naturais não renováveis, os combustíveis fósseis, segundo estudos, encontram-se próximo do seu esgotamento. No entanto, constituem o recurso energético mais utilizado pelo Homem. Cerca de 75% da energia consumida a nível mundial provém dos combustíveis fósseis.
A utilização dos combustíveis fósseis apresenta, contudo, grandes desvantagens, não só para o meio ambiente como também para os seres vivos, de uma maneira geral, e para o ser humano, em particular. No caso do petróleo, cujas reservas poderão esgotar-se daqui por 100 anos, as desvantagens prendem-se com a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono, que é um dos principais poluentes da atmosfera e que contribui para o aumento do efeito de estufa, e da poluição e destruição de ecossistemas aquáticos, devido a acidentes no transporte deste combustível. A utilização do carvão como fonte energética provoca, por sua vez, alterações graves ao nível dos solos, da atmosfera e dos recursos hídricos, principalmente devidas a emissões de dióxido de enxofre que provocam chuvas ácidas e a acidificação dos solos. O uso deste recurso energético é responsável pela emissão de outros gases poluentes, como o dióxido de carbono, que aumentam o efeito de estufa e o consequente aquecimento global do planeta.
A regeneração destes fósseis é mesmo o cerne do problema, pois uma vez esgotados só existirão novamente passado bastante tempo. A economia global está dependente destes recursos naturais, daí as variâncias do preço do petróleo, pois prevê-se que acabe em poucas décadas, o que influência em grande parte a crise financeira que agora se vive.
O uso destes recursos, teve naturalmente grandes impactos na evolução do Homem, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, económico e uma grave consequência para o meio ambiente. As grandes consequências surgem com o uso deste tipo de combustíveis, como a contaminação do ar pela sua combustão, sendo mesmo um problema para a saúde pública.

Gases como o dióxido de carbono são considerados poluentes por agirem directamente com o efeito de estufa, aumentando assim o aquecimento global, não deixando dissipar o calor gerado pelos raios solares. Este aumento de temperatura é sentido nos dias que correm, e provavelmente trará consequências de dimensões catastróficas se nada for feito em contrário.
O processo de formação de combustível fóssil deve-se às plantas, animais e toda a matéria viva, que quando morrem decompõem-se, sendo precisos dois milhões de anos até que esta matéria orgânica origine o carvão, posteriormente dando lugar ao petróleo e ao gás natural.


 A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR

A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatómicas. Esta é libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares.
Como é do conhecimento geral, a energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo: sendo muito discutido, se valerá a pena implementar centrais de produção nuclear ou se devemos apostar noutro tipo de energias que sejam renováveis, pois como sabemos a energia nuclear não é renovável, uma vez que a sua matéria-prima, são elementos químicos, como o urânio, extraídos de minerais (no caso do urânio, um dos minerais utilizados é a autonite).
Apresentamos aqui algumas vantagens e desvantagens:
Vantagens:
• não contribui para o efeito de estufa (principal);
• não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.;
• não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
• não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
• pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
• grande disponibilidade de combustível;
• é a fonte mais concentrada de geração de energia;
• a quantidade de resíduos radioactivos gerados é extremamente pequena e compacta;
• a tecnologia do processo é bastante conhecida;
• o risco de transporte do combustível é significativamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoeléctricas;
• não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

Desvantagens:
• necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos (esta desvantagem provavelmente durará pelo menos uns 30 anos, a partir de quando já se esperam desenvolvidas tecnologias para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos radioactivos);
• necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
• é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
• os resíduos produzidos emitem radioactividade durante muitos anos;
• dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
• pode interferir com ecossistemas;
• grande risco de acidente na central nuclear.


Observação:
 ao contrário do que muita gente pensa, a energia nuclear não é uma energia suja;
 os impactos ambientais causados pela deposição do resíduo radioactivo não são muito maiores que os impactes do lago de uma hidroeléctrica.

 IMPACTO AMBIENTAL DA ENERGIA NUCLEAR

Desde que foi descoberta a radioactividade, que os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais em formas de evitar acidentes e prejuízos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações.
É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições a radiações radioactivas, mas do conhecimento de poucos que esta exposição e natural, faz parte do nosso quotidiano, e que possuímos defesas naturais no nosso sistema imunitário, mas que também tem limites.
Efeitos das radiações
Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição à radioactividade manifestam-se a dois níveis:
. Nível somático, cuja expressão máxima é a morte.
. Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.
Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos onde esta é acumulada, e tal como varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.
Os neutrões e os raios gama são os que mais facilmente alcançam o interior do organismo, e são estes que são libertados em explosões nucleares ou em acidente nos reactores.
Existem partículas que só se tornam prejudiciais se entrarem directamente no organismo, normalmente por via da alimentação ou pelo ar que respiramos. Quando uma radiação incide num tecido biológico, altera as características químicas das




moléculas destes, que ou matam a célula ou originam divisões nesta não controláveis. No primeiro caso o organismo elimina e substitui as células mortas, mas no segundo caso na maioria das vezes acaba por se gerar tumores malignos. Devido a estas reacções é que são tão perigosos e temidos os acidentes nucleares.
O pó radioactivo que por vezes é extremamente fino pode com facilidade introduzir-se no organismo e aí ficar acumulado.


Energia Nuclear em Portugal
Em Portugal, actualmente, não se produz energia nuclear, nem possuímos projectos governamentais para que Portugal inicie a sua produção a curto prazo. Com a elevada procura pelo minério, urânio, Portugal está a ser foco de alguns estudos por parte de empresas internacionais, visto que, actualmente, a produção nacional de urânio nas minas da Urgeiriça destina-se, na sua totalidade, á exportação, dado que o país não possuí centrais nucleares.










CONCLUSÃO

Ao realizarmos este trabalho pudemos verificar que a energia foi e é fundamental na utilização das mais diversas tarefas do dia-a-dia do Homem. As energias não renováveis conferem muitas vantagens, porém estas acabam e também provocam graves problemas ambientais e de saúde.
Os recursos energéticos não renováveis não são os menos prejudiciais para o ambiente, pois existem os recursos renováveis que são menos poluentes. Estes estão a ser utilizados, cada vez mais, substituindo os combustíveis fósseis que são bastante prejudiciais. Sendo assim, a extracção dos recursos não renováveis, vai diminuir no futuro.
A previsão da duração do petróleo é de 50 anos, do gás natural é de 85 anos, e do carvão é de 230 anos logo, é necessário recorrer a outras fontes de energia.
A utilização dos recursos não renováveis provoca a destruição de ecossistemas, redução da produtividade agrícola, corrosão de edifícios, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono e mesmo chuva ácida. Então, tem que haver uma utilização racional e cuidada para tentar diminuir estes efeitos nocivos.









BIBLIOGRAFIA

CARNEIRO, Humberto Melo – Tecno para Jovens: Educação Tecnológica 7º/8º anos, Asa, 2006.
Enciclopédia Ilustrada da Família – Círculo de leitores; edição 98/53, 1997.
FALEIRO, Aramndo e GOMES, Carlos - Educação Tecnológica 7º/8º anos, Porto Editora, 2002.
HODGES, M. J. Correntes e Marés: O Equilíbrio da Energia dos Oceanos. O Novo Atlas do Mundo
Webgrafia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energias_nao_renovaveis#Renov.C3.A1veis-acedido a 13 de Maio de 2010
http://www.energiasnaorenovaveis.com/ - acedido a 13 de Maio de 2010

Webgrafia das imagens:
http://janainaejose.pbworks.com/GRUPO%20ENERGIA - acedido a 13 de Maio de 2010.
http://kontacto.blogspot.com/2009_01_01_archive.html - acedido a 13 de Maio de 2010