sábado, 27 de fevereiro de 2010

Visita à Aboboreira








RELATÓRIO

VISITA DE ESTUDO – SERRA DA ABOBOREIRA





Dados da Visita de Estudo

 Visita de Estudo realizada no âmbito das disciplinas de Português; Filosofia; Inglês e Biologia Geologia.
 Local da Visita: Serra da Aboboreira – Marco de Canaveses

Sumário:
Os momentos da visita que mais despertaram o nosso interesse foram:
• a passagem de uma Ponte Himalaia;
• o pequeno percurso pedestre e
• a visita ao rio Ovelha.
Os locais visitados foram os seguintes:
• Aboboreira,
• Quintela,
• Vinheiros,
• Lardosa,
• Capela de São Tiago,
• Moinhos de água,
• Margens do Rio Ovelha



Introdução:
O objecto de estudo da visita foi as sensações que os nossos órgãos sensoriais poderiam captar, tirando partido de todos eles. Teve a particularidade de realçar a importância daqueles menos usados, mas com uma utilidade incrível e por vezes desprezada pelo ser humano.
Os conteúdos programáticos abrangidos pelas diversas disciplinas foram: as teorias do conhecimento e o estatuto do conhecimento científico, o equilíbrio dos ecossistemas, a língua inglesa perante um contexto diferente e o uso de uma terminologia científica e a estrutura e o valor do texto argumentativo, na aplicação da língua materna.
Os objectivos desta visita de estudo foram: aprender a usar as diversas teorias gnosiológicas para melhor compreender os conhecimentos científicos, valorizar o estudo da ecologia e compreender a fragilidade do equilíbrio dos ecossistemas, reconhecer a necessidade contínua em actualizar o saber em torno da língua inglesa como forma de responder às necessidades da vida humana situada num mundo constantemente em mudança e estruturar textos argumentativos de acordo com a temática.

Desenvolvimento:




Momentos mais importantes.
A necessidade de irmos à fonte buscar água, algo que nos dias de hoje já é pouco comum, pois já, que toda a água que bebemos é engarrafada, foi para nós um acontecimento marcante. Este facto prende-se com o local onde realizámos a nossa visita de estudo ser muito isolado por se encontrar perto do cume de uma serra e os seus acessos serem muito difíceis. Assim, desfrutámos de uma experiência magnífica. Tudo isto aconteceu na sexta-feira no início do dia.
Ainda na sexta-feira, outro momento ficou gravado na nossa memória, foi o pequeno percurso pedestre (anexo1) que realizámos, conseguindo ver de perto a fauna e a flora daquela região, onde os pássaros e as árvores das mais variadas espécies foram os companheiros que tivemos durante esta estadia na Serra da Aboboreira.
A certa altura deste passeio, conseguiu-mos observar no vale que se encontrava à nossa frente, a cidade de Marco de Canaveses. Já, de noite regressamos ao abrigo.
No sábado de manhã, realizámos a actividade da disciplina de Inglês, que consistia na construção de uma ponte “Himalaia”, esta foi acção que a turma mais gostou de todas as que foram propostas pelas diferentes disciplinas. A ponte “Himalaia” é construída com duas cordas colocadas em triângulo. Este tipo de construção era muito utilizado, pelos primeiros exploradores, para conseguirem atravessar os grandes desfiladeiros que existem nos Himalaias.
Todos os alunos tiveram oportunidade de atravessarem a dita ponte. Alguns com bastante medo no princípio mas no final, todos conseguiram passar e até com muito êxito.
O último momento que queremos deixar referido neste relatório, foi a visita ao rio ovelha, que embora não tivesse inserida em nenhuma disciplina, foi bastante proveitoso para ficarmos a conhecer melhor a área geográfica onde permanecíamos.


Causa da visita.
Esta visita, nasceu da necessidade de aprofundar conteúdos programáticos, numa aula de campo onde pudemos observar, contactar e analisar aspectos que numa sala de aula nunca seriam possíveis de tratar. Acresce ainda o facto de estarmos em campo e numa situação de necessidade de entreajuda desenvolveu em nós um maior espírito de equipa.

O que mais apreciámos.
A actividade, que mais gostamos foi a construção e passagem da ponte “Himalaia”, no âmbito da disciplina de Inglês. Foi a que nos proporcionou um momento mais radical, por ser aquela em que a nossa adrenalina se encontrava ao máximo, já que a ponte tinha cerca de 15 metros de extensão e 2 metros de altura.
O que menos apreciamos.
O que menos gostamos foi de termos tomado banho de água fria, pois o cilindro existente no abrigo, apenas tinha capacidade para 75l de água e nós éramos 25 pessoas.








Conclusão:
Esta visita de estudo foi bastante proveitosa para nós, já que conseguimos pôr em prática os conceitos teóricos abordados em contexto de sala de aula. Também considerámos esta visita muito oportuna, pois serviu como meio de unificação da turma, tendo-se isto verificado quando terminámos a visita onde as relações entre todos estavam mais fortalecidas. Toda esta união, também se deve a que durante um fim-de-semana o passámos sem computador ou vídeo/jogos o que permitiu o relacionamento mais profícuo. Ainda acresce o facto de contactarmos com formas de vida muito diferentes das que estamos habituados e, assim, ficámos mais ricos culturalmente.
Por fim, deixamos a sugestão da realização de outra visita de estudo nos mesmos moldes, mas num local diferente, para assim, podermos mais uma vez adquirir conhecimentos sem estarmos sentados numas cadeiras rodeados de quatro paredes.
Esta visita foi eleita por nós com a melhor visita de estudo de todo o nosso percurso escolar.