sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A Coragem de Escolher




Título A coragem de escolher : o núcleo essencial de tudo o que escrevi Autor(es) Fernando Savater ; trad. Carlos Aboim de Brito Publicação Lisboa : Dom Quixote, 2004 Descrição Física 161 p. 22 cm. Colecção (Opus - biblioteca de filosofia) ISBN 972-202649-6 (broch. ) Assunto(s) Literatura estrangeira - Filosofia Veja Também... Savater, Fernando Brito, Carlos Aboim






Na primeira parte, tenta-se esboçar uma antropologia da liberdade humana, atendendo aos seus condicionamentos biológicos e simbólicos, os seus motivos e a sua irremediável incerteza. Trata do livre arbitrio, sujeito a tantas tribulações, mas cheias de ímpeto criatico e estuda as instituições da liberdade na técnica, na ética e na política.

Manuel Alegre








Depois de começar a ler Alegre em poesia, estilo que não nutro qualquer tipo de amizade, fiquei devoto de alguns poemas , principalmente daqueles em que a crítica social e a sátira abundam. Então as obras que em Alegra mais me fascinam são o Canto e as Armas, Praça da Canção... Isto é, que Manuel Alegre criticava mais a sociedade quando não pertencia à assembleia do que agora que se depreende mais com o Amor,Amizade, etc... Por isso, li mais os seus livros mais antigos do que os actuais.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Resistentes



  • Sinopse

O ano é 1941 e os judeus da Europa Oriental estão a ser massacrados aos milhares. No intuito de fugir à morte certa, três irmãos refugiam-se nas densas matas que conhecem desde a infância, e aí dão início a uma desesperada batalha contra os nazis. Daniel Craig, Liev Schreiber e Jamie Bell interpretam o papel de três irmãos que, de uma luta pela sobrevivência, evoluem para algo com consequências bem mais amplas – vingar a morte dos seus entes queridos salvando milhares de outros.



  • Crítica

Um filme onde se vê toda a xenofobia praticada pelos Nazis. Também se vê algumas interrogações feitas pelos próprios judeus, como por exemplo porque teria de ser aquele povo a ser sacrificado. Também toda a xenofobia praticada pelo exercito vermelho, nos campos da Bielorússia. Com toda esta discriminação feita pelos dois lados, os judeus sentem se sós no mundo, algo muito complicado na minha opinião.


O que os leva a formar um campo em plena floresta bielorrussa, onde todos trabalham e como por exemplo relojoeiros se tornam mecânicos de armas .


Um belo filme para ver e para não deixarmos passar o holocausto em vão, e o esquecermos. O que não se pode fazer.

Um livro difícil de escrever!!


O livro Condição Humana da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento relata-nos uma séria de conferências onde Gabinete de Filosofia do Conhecimento e o Centro de Estudos de Filosofia da Medicina do IPOFG .

Neste livro convive a filosofia,religião e medicina e onde influenciam a nossa Acção. Estas três áreas falam-nos de temas bastante actuais como eutanásia, interrupção voluntária da gravidez entre outros.

Um óptimo livro para ler quando não se tiver nada para fazer porque as suas, cerca de 1000 páginas ...........

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Vida Eterna !



Por Fernando Savater, em 2008 uma das suas ultimas obras. Um livro que nos fá-la dos dogmas religiosos em pleno século XXI .


Pessoanmente não me seduziu, um livro muito fora do normal.....filosofia......

Boca do Inferno


O livro Boca do Inferno de Ricardo Araújo Pereira mais conhecido como o Gato.

É uma sátira excelente há conjuntura social, do Portugal do Século XXI. Tanto ao nivel politico como ao nivel social.

Gostei bastante do livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ética para um Jovem

O livro Ética para um jovem é um livro que todos nós deveriamos de ler. Fernando Savater um dos mais prestigiados filosofos espanhois, entre um vasta obra encontra-se um liro de Ética.

O que será ética ? E ainda por cima para um jovem. A minha sumula da leitura foi que ética, no meio de muitos parelelismos, que ética é nada mais nada menos do que nos pormos no lugar do outro e pensarmos também nele,em toda a vida.